O Brasil apoia a proposta apresentada pelos Estados Unidos de que haja uma renúncia conjunta do ditador venezuelano Nicolás Maduro e do presidente interino do país vizinho, Juan Guaidó, como um dos caminhos para uma transição democrática, informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado nesta última quarta-feira (1º).
Segundo o Itamaraty, há uma concordância do Brasil com a “proposta de uma Moldura Institucional para a Transição Democrática na Venezuela”, apresentada pelos EUA. A diplomacia brasileira afirma que a ideia é um “instrumento capaz” de contribuir para o restabelecimento da democracia na Venezuela.
“De maneira convergente com a proposta, o governo brasileiro considera que somente que a realização de eleições presidenciais livres, justas e transparentes poderá pôr fim à grave crise política, econômica e humanitária por que passa a Venezuela”, diz o texto.
“Considera, igualmente, que a saída de Nicolás Maduro é condição inicial para o processo, uma vez que ele carece de qualquer legitimidade para ser parte numa transição autêntica”, completou o Itamaraty.