Imagem: Reprodução
O marqueteiro João Santana e a mulher dele, Monica Moura, disseram em depoimento ao juiz Sergio Moro que a Odebrecht pagou – por meio de caixa 2 – gastos da campanha de reeleição de Lula e da eleição de Dilma Rousseff.
Mônica Moura disse que parte do pagamento para a campanha de reeleição de Lula em 2006 foi feita por meio da Odebrecht.
João Santana e Mônica Moura também confirmaram que dinheiro de caixa 2 também abasteceu a campanha de Dilma Rousseff de 2010 e também as campanhas de mais dois petistas em 2012: a de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo e a de Patrus Ananias em Belo Horizonte.
“Desses US$ 10 milhões que tem nessa planilha, essas diversas transferências, uma parte, que são exatamente todos os depósitos de 2011, se refere à campanha de Dilma Rousseff em 1010, mas em 2012 tem vários outros depósitos, o que já é a colaboração da Odebrecht para a campanha do Haddad, que a gente fez em 2012, eles pagaram uma parte aí em 2012, e tem também uma parte pequena, mas tem, da campanha do Patrus Ananias, que a gente também fez nesse ano, que eles colaboraram também com uma pequena parte”, relatou Mônica Moura.
Os detalhes sobre esses pagamentos estão na planilha “Italiano”, que segundo delatores da Odebrecht, se refere ao ex-ministro Antonio Palocci.
De acordo com João Santana e Mônica Moura, era Palocci quem acertava os pagamentos das campanhas do PT via caixa 2.
Juiz Sérgio Moro: – A senhora tinha algum interlocutor financeiro dentro do Partido dos Trabalhadores?
Mônica Moura: Sim, sempre o Antonio Palocci.
João Santana afirmou ainda que os pagamentos não contabilizados eram de conhecimento geral do Partido dos Trabalhadores e que o caixa 2 é uma prática comum no financiamento eleitoral.
Ele falou, também, sobre uma campanha que foi feita em El Salvador, segundo ele, a pedido do então presidente Lula.
João Santana: – Isso foi no ano de 2009, quando nós fizemos a campanha presidencial em El Salvador do então candidato e depois presidente eleito Maurício Funes. Foi a campanha que nós fizemos a pedido do presidente Lula.
Sérgio Moro: – Mas o pagamento aqui consta – de 5 milhões e 300 – proveio do Grupo Odebrecht?
João Santana: Sim, sim, imagino que sim. Quando nós fomos convidados para fazer essa campanha, a garantia nos foi dada pelo PT de que a Odebrecht faria esse pagamento.
João Santana e Mônica Moura já foram condenados a 8 anos de prisão em outra ação da Lava Jato.