O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA sofreu um ataque cibernético em seu sistema de computadores no último domingo (15) à noite, segundo três pessoas familiarizadas com o assunto, dizem diversos veículos de imprensa americanos.
O ataque parece ter sido planejado para desacelerar os sistemas da agência, o que não conseguiu fazer de maneira significativa, disseram fontes de dentro do governo, que pediram anonimato para falarem sobre incidente à Bloomberg.
O Conselho de Segurança Nacional tuitou pouco antes da meia-noite de ontem: “As mensagens de texto com rumores sobre uma #quarentena nacional são FALSOS. Não há bloqueio nacional. O @CDCgov publicou e continuará publicando as orientações mais recentes sobre o #COVID19.”
Text message rumors of a national #quarantine are FAKE. There is no national lockdown. @CDCgov has and will continue to post the latest guidance on #COVID19. #coronavirus
— NSC 45 Archived (@WHNSC45) March 16, 2020
O tuíte do NSC parece estar relacionado aos hackers e à disseminação de desinformação e, de acordo com uma das pessoas ouvidas, o governo percebeu no domingo que houve uma invasão cibernética e informações falsas estavam circulando.
O ataque hacker teria sido composto por vários incidentes diferentes no sistema. O secretário de Estado Mike Pompeo e outros funcionários do governo Trump estão cientes do incidente. A princípio os hackers não roubaram nenhuma informação. Os funcionários do governo suspeitam que os ataques podem ter sido realizados por um ator estrangeiro hostil, mas ainda não há provas definitivas sobre a hipótese.