O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira (10) que o estado irá impor uma zona contenção do coronavírus na cidade de New Rochelle, no condado de Westchester, norte da cidade de Nova York. O local é o epicentro de disseminação do coronavírus no estado. A zona terá um raio de 5 quilômetros (3 milhas) e dentro dela escolas e vários estabelecimentos deverão ser fechados por duas semanas e aglomerações serão limitadas.
A Guarda Nacional será empregada em ações de limpeza e desinfecção, entrega de comida para pessoas isoladas em quarentena e no transporte de pessoas. O estado de Nova York tem ao todo 173 casos confirmados, sendo 108 casos originados somente no condado de Westchester. A cidade de Nova York tem até agora 36 casos confirmados.
“Isso é único nos Estados Unidos da América. Nós não vimos isso em nenhum outro lugar ”, disse Cuomo. “Pense bem: New Rochelle tem o dobro da quantidade de casos que a cidade de Nova York.”
Cerca de 1.000 pessoas no Condado de Westchester foram colocadas em quarentena nos últimos dias, depois que muitos assistiram a cultos religiosos, um bat mitzvah e um funeral no final de fevereiro em uma sinagoga no coração de uma comunidade ortodoxa. As autoridades dizem que um advogado de 50 anos chamado de “paciente zero” compareceu a esses eventos.