Imagem: Reprodução
Áudios e transcrições de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram tornados públicos no dia (16) de março de 2016 pela Justiça Federal no Paraná.
O juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, incluiu os grampos no inquérito que tramita em Curitiba.
Os áudios da Lava Jato mostram que Lula pautava a revista Carta Capital. Um outro áudio de Lula conversando com o presidente do PT, Rui Falcão, no dia 27 de fevereiro de 2016 mostra que Lula também possuía influência no Datafolha, empresa de pesquisa de opinião da Folha de São Paulo.
No áudio, Rui Falcão diz a Lula que “os jornais amanhã vão dar Lula lança candidatura”, no que Lula responde: “eu quero é que se fod*. O Datafolha amanhã, com toda merda, vai publicar pesquisa (em que) eu sou o melhor presidente da história do Brasil.” Em resposta a Lula, Rui Falcão menciona outra empresa de pesquisa de opinião, a Vox Populi, dizendo que “lembro que a Vox Populi tinha dado isso também, comparando inclusive com o FHC”, no que Lula responde: “claro”.
Ouça a ligação entre Lula e Rui Falcão: