No mundo todo, a preocupação com o vírus corona está crescendo. Cerca de 14.628* pessoas já foram infectadas, das quais 305 morreram e 348 foram curadas*. Um comitê especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global.
Casos confirmados por país / região
14.451 China Continental
20 Japão
19 Tailândia
18 Singapura
15 Coréia do Sul
14 Hong Kong
12 Austrália
10 Taiwan
8 Alemanha
8 Macau
8 EUA
8 Malásia
6 França
6 Vietnã
5 Emirados Árabes Unidos
4 Canadá
2 Itália
2 Rússia
2 Filipinas (1 morte: a primeira fora da China)
2 Índia
2 Reino Unido
1 Nepal
1 Camboja
1 Espanha
1 Finlândia
1 Suécia
1 Sri Lanka
Alemanha
Na Alemanha, o vírus também foi encontrado em um filho de um homem que já estava contaminado pelo corona, na Baviera. Um outro homem de Munique, de 33 anos, também foi infectado pelo vírus, informou o Ministério da Saúde e Cuidados da Baviera.
Todos os pacientes adultos da Alemanha são funcionários de uma filial da empresa de autopeças Webasto em Traunstein, sudeste de Munique. A situação deles é estável, de acordo com as autoridades. O vírus chegou a Traunstein através de uma funcionária da Webasto que veio da China.
Neste Sábado (01/02), um airbus da Força Aérea Alemã pousou no aeroporto de Frankfurt nesta tarde com alemães que estavam em Wuhan. Havia 102 cidadãos alemães e 26 membros da família a bordo. Entre essas pessoas, 21 crianças tinham menos de sete anos.
As pessoas com passaporte estrangeiro vêm da China, Romênia e EUA e todos têm laços familiares com os ocupantes alemães. Segundo o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, eles não apresentam sintomas do vírus corona, mas estão sendo examinados e permanecem em quarentena por duas semanas em um quartel.
Grã-Bretanha
Hoje cedo (01/02), a Grã-Bretanha anunciou que parte de seus funcionários da embaixada e do consulado na China estão retornando. Os funcionários essenciais para um trabalho importante permanecerão no país. Caso a situação na China continue se deteriorando, a assistência que a embaixada e os consulados fornecem aos britânicos pode ser reduzida.
Suécia e Espanha
A Suécia também anunciou que detectou o primeiro caso de infecção pelo vírus corona: uma mulher que viajou de Wuhan para a Suécia. Ela chegou lá em 24 de janeiro. A mulher contatou as autoridades suecas quando começou a tossir. É o segundo caso de infecção na Escandinávia. No início desta semana, um turista chinês na Finlândia testou positivo para o vírus.
O Centro Nacional de Microbiologia da Espanha confirmou o primeiro caso de coronavírus no país, depois que um homem foi diagnosticado com o vírus na remota ilha de La Gomera, nas Canárias, informou o Ministério da Saúde na noite de sexta-feira (31 de janeiro). O paciente fazia parte de um grupo de 5 pessoas que foram observadas na ilha e isoladas depois que foi descoberto que eles haviam entrado em contato com um alemão diagnosticado com o vírus.
EUA
Nos EUA, foi registrado mais um caso de infecção por corona em Nova York. Seria alguém do distrito de Queens. O número total de infectados passou para 8.
O governo dos EUA declarou o surto do novo vírus corona “emergência de saúde pública”. A partir de 2 de fevereiro, todos os cidadãos americanos que retornarem da região chinesa de Wuhan serão colocados em quarentena.
O Ministério da Segurança Interna americana também anunciou que, a partir de domingo, todas as aeronaves serão encaminhadas da China para 7 aeroportos, equipados para rastrear passageiros nos voos em busca de sintomas de infecção pelo vírus.
Cerca de 200 evacuados americanos, principalmente funcionários consulares e suas famílias, estão sendo medicamente controlados em uma base militar no sul da Califórnia. Após a chegada à base, foi coletado sangue e realizadas exames do nariz, garganta e boca.
Os americanos que voltaram de Wuhan são mantidos para observação por pelo menos três dias em um ambiente isolado. Alguns usam máscaras e luvas. A maioria deles evita o contato com outras pessoas e retorna imediatamente aos seus quartos após o jantar.
Embora Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) tenha informado que o risco para a população americana é pequeno, as medidas de saúde estão sendo tomadas para “concentrar esforços”.
A partir de domingo (2), estrangeiros – com exceção de parentes próximos de cidadãos americanos e pessoas com status de residência permanente – que visitaram a China nas últimas duas semanas, não entrarão mais nos EUA. Esta é uma decisão temporária.
Canadá
No Canadá, o primeiro paciente infectado com o vírus corona foi liberado do hospital. O Hospital Sunnybrook, em Toronto, afirma em comunicado que a condição do homem de cerca de 50 anos, que recentemente visitou a cidade chinesa de Wuhan com sua esposa, melhorou tanto que a hospitalização não era mais necessária.
O homem foi hospitalizado no dia seguinte ao seu retorno da China. O casal voou de Wuhan para Guangzhou e depois para Toronto. Sua esposa, que também foi infectada, permaneceu em casa. O Canadá tem 4 casos confirmados.
Muitas cidades na China agora enfrentam severa escassez de máscaras. Um sistema de loteria para compra de máscaras foi lançado no WeChat pelo governo de Xiamen, no leste de Fujian, na sexta-feira (31), aberto apenas a residentes locais. Por falta de máscara, alguns chineses criam suas próprias máscaras, como algumas feitas de garrafas de plástico ou embalagens de frutas.
Rússia
Na Rússia foi confirmado os dois primeiros casos de infecção pelo vírus corona. A vice-primeira-ministra, Tatyana Golikova, disse que dois chineses nas regiões siberianas de Zabaykalye e Tyumen foram testados positivamente. Os dois homens estão isolados e não tiveram contato com outros.
A Rússia fechou a fronteira com a China e suspendeu o tráfego de trens entre os dois países. Segundo Golikova, todos os voos de e para a China também foram cancelados e os russos estão sendo evacuados da província de Hubai. Também, temporariamente, não há vistos de entrada emitidos para os chineses.
Empresas aéreas
A Delta Air Lines interromperá todos os voos para a China a partir da próxima semana. Preocupações com a disseminação do novo vírus corona naquele país levaram a empresa a tomar essa medida. A Delta é, portanto, a primeira companhia aérea americana a seguir o exemplo da British Airways, KLM, Air France, Kenya Airways, RwandAir e Egyptair. A Delta, uma das maiores companhias aéreas do mundo.
A Qantas, a maior companhia aérea da Austrália, também decidiu não voar para a China. O bloqueio só termina em 29 de março. A Qantas ainda voa para Hong Kong, mas não para Shanhai e Pequim.
Segundo Qantas, a decisão também foi tomada para proteger a tripulação que voa nas rotas.
O Paquistão também se juntou à batalha. O governo proibiu todos os voos de e para a China.
Empresas
A Apple decidiu fechar todas as suas lojas na China. Antes, a Ikea também já havia decidido fechar todas as filiais na China por causa do vírus corona.
O banco central chinês (PBOC) intervirá na área afetada pelo vírus corona. Segundo declarações divulgadas hoje (01/02), os instrumentos monetários serão utilizados para ajudar as empresas.
O De Volksbank disponibilizou 300 bilhões de yuans, equivalentes a quase 39 bilhões de euros, aos bancos para poder fornecer dinheiro às empresas para manter a liquidez. Os empréstimos cedidos às empresas afetadas pelo vírus não podem ser anulados. As pequenas empresas em particular devem ser poupadas, informou o PBOC.
O banco central também defende que os bancos baixem as taxas de juros dos empréstimos para as empresas afetadas. As empresas também receberão mais tempo pelos órgãos reguladores, antes de apresentarem seus números para 2019 e o primeiro trimestre de 2020.
* Números foram atualizado logo após a publicação da matéria, devido à rápida expansão da epidemia.