Milhares de defensores da segunda emenda americana, a que garante o direito à legítima defesa, se concentram nesta segunda-feira (20) no entorno do Capitólio da Virgínia, na capital Richmond. Com faixas e placas com os dizeres “Armas Salvam Vidas”, não só residentes da Virgínia, mas também de várias partes dos Estados Unidos tentam pressionar os políticos democratas a não aprovar mudanças no acesso, posse e porte de armas de fogo propostas por legisladores democratas do estado.
Os pontos mais polêmicos das mudanças propostas que avançaram no Comitê Judiciário do Senado da Virgínia são a permissão para que as forças policiais removam temporariamente armas de fogo de pessoas consideradas de risco para si ou para outros, e a autorização para que localidades no estado decidam quais espaços e eventos os cidadãos serão proibidos de portar armas. Para se tornarem lei, os três projetos em questão precisam ser aprovados nas duas casas legislativas do estado, o Senado e a Câmara dos Representantes, antes de ir para a mesa do governador democrata Ralph Northam.
Americanos vão ao protesto armados apesar de proibição do governador
O governador Ralph Northam declarou estado temporário de emergência dias antes da manifestação de hoje, proibindo todo tipo de arma no evento da Capitol Square, o que não impediu os manifestantes de chegarem fortemente armados ao protesto desta segunda-feira. A Polícia Estadual da Virgínia, a Polícia do Capitólio da Virgínia e a Polícia de Richmond planejaram uma enorme presença policial com oficiais uniformizados e à paisana. A polícia limitou o acesso à Capitol Square a apenas uma entrada e avisou os participantes que podem ter que esperar horas para passar pela inspeção de segurança.
Amazing #VirginiaRally pic.twitter.com/24obUhMQJH
— Jack Poso 🇺🇸 (@JackPosobiec) January 20, 2020
Crowd chants “Northam out” as the 2nd Amendment rally gets underway. Hundreds are here. Thousands are expected.#VirginiaRally #LobbyDay #Richmond
🎥: @Cpatrickis pic.twitter.com/5ipubuKgE3
— Mike Coudrey (@MichaelCoudrey) January 20, 2020