A Secretaria Especial da Cultura abre, nesta sexta-feira (10), as inscrições para o edital de seleção de cerca de 90 empreendedores culturais de todo o país que receberão apoio para participar da edição 2020 do Mercado das Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul).
O evento será realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 26 e 29 de maio.
O objetivo do edital, publicado no Diário Oficial da União desta quinta (9), é apoiar a internacionalização do produto cultural brasileiro, ampliando as oportunidades de negócios, a troca de experiências e a integração com empreendedores dos demais países da América do Sul.
A seleção é voltada a iniciativas de nove setores criativos: artes cênicas; audiovisual e animação; artesanato; artes visuais e museus; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; e música. Além disso, serão selecionados um grupo de música e um grupo de artes cênicas para se apresentarem durante o Micsul 2020 e um estilista para promover um desfile de moda. O prazo de inscrição de propostas vai até o dia 26 de fevereiro.
No total, a pasta deve investir R$ 671 mil na iniciativa.
Cada selecionado receberá apoio financeiro para as despesas com transporte (aéreo ou terrestre) e diárias (hospedagem, alimentação e transporte local). Para grupos de teatro e música, serão destinados cerca de R$ 7 mil para cada integrante.
Para o restante dos empreendedores, cerca de R$ 6 mil.
O secretário da Economia Criativa, Reynaldo Campanatti, ressalta a relevância de participar das oficinas, exposições e rodadas de negócios do Micsul.
“Vai ser muito importante e com certeza vai abrir uma série de espaços para os negócios da economia criativa, para que cada um possa participar efetivamente, ganhando o seu dinheiro e gerando renda, para que possa haver essa inclusão no mercado internacional”, avalia.
Sobre o Micsul
O Mercado de Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul) é uma iniciativa dos órgãos nacionais de cultura dos países sul-americanos e reúne, bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais com o objetivo de incentivar e debater o consumo e a circulação de bens e serviços culturais na América do Sul, bem como fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços. A expectativa da organização é que sejam gerados mais de US$ 54 milhões em negócios e acordos.
A edição 2020 vai contar com a participação de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México, que passou a integrar o programa a convite do país anfitrião. A primeira edição do Micsul ocorreu em Mar del Plata, na Argentina, em 2014, e a segunda, em Bogotá, na Colômbia, em 2016. A última, em 2018, foi realizada em São Paulo, no Brasil, e contou com a participação de oito países da América do Sul.
O diretor de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Sérgio Ferreira, aponta o benefício de participar do evento e levar os produtos para que compradores do exterior possam conhecer. “Esse é o grande atrativo do Micsul. Você poder ir para fazer negócios. Gerar economia, fazer renda e trazer esse retorno para o Brasil”, disse.
Critérios de seleção
As propostas habilitadas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação e Seleção constituída por representantes da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e suas vinculadas, e representantes de outros órgãos governamentais e entidades paraestatais, como Sebrae e Apex-Brasil. A pontuação será concedida de acordo com os critérios: aderência da proposta ao evento, representatividade, criatividade e sustentabilidade, além de experiência e maturidade de negócios do empreendedor ou do empreendimento representado.
Com informações, Secretaria Especial da Cultura