A Câmara dos Comuns do Reino Unido, a câmara baixa, deverá concluir o procedimento da legislação do Brexit do primeiro-ministro Boris Johnson nesta quinta-feira (9). Isso marca um passo importante para a saída do Reino Unido da União Europeia, que ocorrerá em 31 de janeiro.
Segundo acordos feitos com a UE, a câmara baixa foi autorizada a considerar a proposta por mais três dias nesta semana. A Câmara Alta ou Câmara dos Lordes, provavelmente tratará da proposta na próxima semana.
O debate político sobre o Brexit ficou estagnado na Grã-Bretanha por muito tempo. Isso mudou após as eleições do mês passado, na qual o Partido Conservador do primeiro-ministro Boris Johnson conquistou uma grande maioria na Câmara dos Comuns. Isso significa que é quase certo que o Reino Unido possa deixar a UE com um acordo em algumas semanas.
Após a ratificação britânica, ainda precisará da aprovação do Parlamento Europeu. A votação será realizada nos dias 29 ou 30 de janeiro, em Bruxelas.
Após o Brexit, iniciará um período de transição de 11 meses. O Reino Unido continuará a cumprir as regras da UE e ambos negociarão sobre suas futuras relações no âmbito político, econômico e social.