A TV Globo, que completará 55 anos em 2020, mantém a posição de emissora que ocupa o primeiro lugar no ranking de audiência dos canais abertos.
Contudo, a emissora vem perdendo audiência de forma acelerada nos últimos anos.
Atualmente, o mercado publicitário considera os índices conquistados na Grande São Paulo como peça chave.
Os grandes portais de notícias, por exemplo, costumam divulgar esses dados como parâmetros na briga pela audiência.
Consequentemente, empresas se movimentam para garantir espaço publicitário em determinada grade da emissora, ou determinado horário.
Sikêra em rede nacional
O apresentador Sikêra Júnior, que atualmente comanda um programa na TV A Crítica, de Manaus, terá um programa em rede nacional pela RedeTV!.
Sikêra tem sido uma grande pedra no sapato da Rede Globo.
O apresentador vence diariamente a novela ‘Bom Sucesso’ até mesmo o tradicional ‘Jornal Nacional’.
O dono da RedeTV!, Amilcare Dallevo Jr, e o superintendente de Jornalismo da emissora, Franz Vacek, estiveram em Manaus para um encontro com o apresentador e os representantes da afiliada no Estado, a InovaTV.
A partir de janeiro, Sikêra Júnior entrará para todo Brasil, diretamente de Manaus, com o Alerta na TV, das 18h às 19:30h.
Preocupação na Globo
A emissora dos Marinhos vem enfrentando o seu pior desempenho dos últimos anos.
O horário nobre da emissora, das 18h à meia-noite, tem sido o principal responsável pela queda dos números.
Vale destacar que, pela primeira vez na história, a globo vem sendo derrotada constantemente pelas emissoras de Edir Macedo e Silvio Santos.
Em novembro de 2018, por exemplo, nove programas globais ficaram atrás da Record e do SBT.
Com isso, a emissora teme que a chegada de Sikêra Júnior em rede nacional, e na grade do horário nobre gere uma crise ainda maior nos números de audiência.
Segundo informações internas, a Globo decidiu estuda realizar uma reunião de emergência para conter a possível migração de telespectadores para o programa do jornalista que é fenômeno na Internet.
Para tentar reverter os baixos índices, a emissora poderá investir em jornalismo em um aumento de horário nas programações locais dos principais estados brasileiros.
A estratégia é garantir vitória contra a RecordTV, SBT e, RedeTV!, emissora que exibirá o novo programa de Sikêra Júnior.