O ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11).
Weintraub foi convocado para esclarecer uma entrevista concedida por ele no fim de novembro, quando declarou que as universidades são “madraças de doutrinação” e “tem plantações extensivas” de maconha.
Num dado momento da inquirição, o deputado Zeca Dirceu pediu ao ministro que assinasse um documento assumindo a responsabilidade pelas declarações sobre as faculdades brasileiras, ressaltando que processaria o ministro com base no artigo 38 do Código Penal, pelo crime de calúnia, que é punido com prisão pelo ordenamento brasileiro.
Weintraub rebateu: “Se eu contar alguma mentira, eu serei processado. Então, pode me processar. Eu não coloco o meu nome nome numa coisa que o senhor escreve […] O senhor falou que o que eu estou fazendo é um crime passível de prisão, mas eu não entendo de prisão. Acho que o senhor pode me dar algumas aulas disso”, afirmou.
ASSISTA ABAIXO
Ministro da Educação, @AbrahamWeint, fala umas verdades para o Deputado Zeca Dirceu. Quem sabe faz ao vivo! pic.twitter.com/qwrqoV3EwO
— Carlos Jordy (@carlosjordy) December 11, 2019