O presidente Jair Bolsonaro, que está em viagem a Abu Dhabi, lamentou a eleição de Alberto Fernández na Argentina.
A eleição de Fernández significa a volta da esquerda ao comando do país vizinho.
O chefe do Executivo federal brasileiro afirmou:
“A Argentina escolheu mal. Primeiro, foi o tal do Lula Livre, dizendo que ele [Lula] está preso injustamente. Ou seja, já disse a que veio”, comentou.
Bolsonaro se refere ao gesto do presidente eleito argentino, que na tarde deste domingo (27) publicou uma foto parabenizando o presidiário pelo aniversário de 74 anos.
Na imagem, Fernández faz a letra L com as mãos, símbolo do movimento ‘Lula Livre’.
Questionado se ligaria para o novo presidente do país vizinho, o mandatário brasileiro respondeu:
“Não pretendo parabenizá-lo, agora não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver a posição real dele na política”, ressaltou.
Logo em seguida, Bolsonaro comentou sobre a capacidade de relacionamento entre os dois países em questões comerciais.
“Por enquanto, continua tudo bem no Mercosul. Ele disse há algum tempo que sairia do Mercosul, visitando o Lula em Curitiba, agora, vamos ver o banho de realidade que ele vai ter”, provocou.
“Se interferir [no Mercosul], segundo o Paulo Guedes, nós, não digo que sairemos do Mercosul, mas podemos juntar ali com Paraguai. Não sei o que vai acontecer na eleição do Uruguai, mas decidimos se a Argentina fere alguma cláusula do acordo ou não. Se ferir, podemos afastar a Argentina. A gente espera que nada disso seja necessário fazer. Espero que Argentina não queira, na questão comercial, mudar seu rumo”, afirmou em entrevista na saída do hotel em Abu Dhabi.