Nesta sexta-feira (18), as astronautas da NASA, Christina Koch e Jessica Meir, sairam da estação espacial internacional ISS para a primeira caminhada espacial apenas de astronautas do sexo feminino. A caminhada histórica deveria ter ocorrido em março, mas foi adiada devido a um problema com os trajes espaciais.
“Vocês estão agora na televisão em todo o mundo, então não fiquem nervosas”, disse o presidente americano, Donald Trump, às duas astronautas da NASA.
Christina Koch e Jessica Meir saíram da Estação Espacial Internacional pouco antes das 8h da manhã (horário dos EUA) desta sexta-feira (18) e planejavam passar mais de 5 horas substituindo o regulador, que controla quanta energia flui dos enormes painéis solares da estação para as unidades de bateria.
O presidente chamou as duas mulheres, que ainda estavam do lado de fora da estação concluindo a substituição, da Sala Roosevelt da Casa Branca.
“Estação, aqui é o presidente Donald Trump. Vocês me ouviram?” ele disse.
Após uma breve pausa, as mulheres responderam.
“Isso é ótimo, eu estava começando a ficar preocupado com vocês”, disse Trump, sentado entre o vice-presidente Mike Pence e sua filha, Ivanka Trump.
Trump repetidamente chamou as mulheres de “corajosas”.
Koch e Meir
No início de outubro deste ano, foi anunciado que Koch e Meir, que chegaram à ISS em setembro, fariam o primeiro passeio espacial apenas com mulheres. Até agora, todas as mulheres que caminharam no espaço eram sempre acompanhadas por um homem. Para Koch, esta será a 4ª caminhada, mas para Meir, é a primeira vez que ela sai da estação espacial.
A missão de Koch e Meir deveria ocorrer na segunda-feira, 21 de outubro, mas foi antecipada devido a problemas com as baterias instaladas na grande construção de vigas metálicas da estação.
Durante uma caminhada espacial anterior, em 11 de outubro, as baterias foram instaladas, uma das quais acabou por não funcionar. A estação ainda recebe energia suficiente para funcionar, mas devido a essa bateria defeituosa, a fonte de alimentação do ISS não está funcionando de maneira ideal. Coube a Koch e Meir resolver o problema.
Inicialmente, as astronautas tiveram que substituir baterias obsoletas por variantes mais modernas. Desde 2017, os parceiros da ISS trabalham na renovação da fonte de energia da estação, à qual pertencem as baterias recarregáveis. A agência espacial japonesa, JAXA, forneceu as novas baterias para instalação, no final de setembro.
Tentativa anterior cancelada
Koch iria passear com a colega da NASA, Anne McClain, em março, mas McClain não estava confortável com o tamanho do traje que havia sido preparado para ela. Antes de uma caminhada, também chamada de Atividade Veicular Extra (EVA), um traje espacial especial deve ser construído. Há várias partes intercambiáveis a bordo da estação para fazer isso.
McClain já havia dado um passeio em um traje grande, mas então, ela percebeu que um traje de tamanho médio seria melhor para ela. Como um traje grande já havia sido preparado para McClain e um traje mais adequado levaria muito tempo, a astronauta abandonou a missão.
Três meses após a caminhada pretendida, McClain voltou à Terra. Jessica Meir se juntou à equipe da ISS, em setembro.
Primeira caminhada espacial por uma mulher
Em 1984, a cosmonauta soviética, Svetlana Savitskaya, se tornou a primeira astronauta mulher a fazer uma caminhada espacial. Savitskaya também foi a primeira cosmonauta feminina a fazer um segundo voo espacial.
De fato, a americana Kathy Sullivan deveria ter sido a primeira mulher a andar no espaço, mas três semanas após o anúncio da missão de Sullivan, a União Soviética escolheu Savitskaya para uma missão de caminhada espacial. Essa missão ocorreu em julho de 1984; o voo de Sullivan foi em outubro do mesmo ano.
Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, mais de 60 mulheres estiveram no espaço, em comparação com cerca de 500 homens. A primeira mulher no espaço foi a cosmonauta russa Valentina Tereshkova, em 1963.
A primeira caminhada espacial ocorreu em 1965
Em 18 de março de 1965, o cosmonauta russo, Alexei Leonov, fez a primeira caminhada espacial, durante a missão Voskhod 2. Enquanto seu colega Pavel Belyayev permaneceu na cápsula, Leonov saiu e permaneceu conectado à espaçonave por um cabo.
Após 12 minutos flutuando pelo espaço, o retorno de Leonov à cápsula quase deu errado. O cosmonauta queria voltar para a câmara, mas seu traje acabou se enchendo de ar no espaço e ele não cabia mais pela passagem. Ele foi forçado a esvaziar um pouco do ar de seu traje, para poder se mover através da câmara novamente.
Leonov morreu aos 85 anos de idade, em 11 de outubro deste ano.