Como já noticiado pelo Conexão Política mais cedo, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, precisou vir a público para desmentir as recentes fake news publicadas pela mídia brasileira.
Ao longo da tarde desta quinta-feira (10), vários portais da imprensa noticiaram que os Estados Unidos desistiram de apoiar a entrada do Brasil no seleto grupo da OCDE.
A repercussão foi tanta que o tema alcançou proporções internacionais.
Várias agências estrangeiras endossaram a ideia de uma possível “quebra de compromisso” entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro.
Ledo “engano”.
Mike Pompeo foi às redes sociais para assegurar que “ao contrário do que disse a mídia” os Estados Unidos continuam apoiando a entrada do Brasil no seleto grupo.
“Os Estados Unidos , consistentes com a a Declaração Conjunta de 19 de março do presidente Trump e presidente Bolsonaro, apoiam totalmente o Brasil no início do processo para se tornar um membro da OCDE. Congratulamos [o Brasil] por seus esforços contínuos em relação a reformas econômicas, melhores práticas e uma estrutura regulatória alinhada aos padrões da OCDE. Somos apoiadores entusiasmados da entrada do Brasil nesta importante instituição e os EUA farão um grande esforço para a adesão do Brasil”, disse.