Nesta terça-feira (1), um tribunal britânico decidiu que a crença na Bíblia era “incompatível com a dignidade humana”. Essa declaração veio em um caso envolvendo o Dr. David Mackereth, um cristão dedicado que trabalhava como médico de emergência no Serviço Nacional de Saúde (NHS), por 26 anos. Ele disse que foi demitido do emprego porque se recusaria a chamar um homem biológico de mulher.
A decisão do tribunal declarou: “A crença em Gênesis 1:27, a falta de crença no transexualismo e a objeção de consciência ao transexualismo em nosso julgamento são incompatíveis com a dignidade humana e conflitam com os direitos fundamentais de outros, especificamente aqui, indivíduos trans. … na medida em que essas crenças fazem parte de sua fé mais ampla, sua fé mais ampla também não satisfaz a exigência de ser digno de respeito em uma sociedade democrática, não incompatível com a dignidade humana e em conflito com os direitos fundamentais de outras pessoas”.
Demissão
Segundo o Telegraph, o Dr. David Mackereth disse que ele foi demitido do Departamento de Trabalho e Pensões (DWP) no final de junho de 2018, depois que seu chefe o “interrogou” sobre suas convicções religiosas pessoais.
Em julho, o Dr. Mackereth disse ao tribunal que seu chefe havia lhe perguntado: “Se você tem um homem de um 1,80 m de altura e uma barba que diz que quer ser tratado como ‘ela’ e ‘sra.’, você faria isso?” Mackereth disse que devido à sua crença religiosa, ele não poderia fazê-lo. Após sua resposta, ele foi demitido.
Rebelião
A CBN News informou que o advogado de Mackereth, Michael Phillips, disse ao tribunal: “Sua crença na verdade da Bíblia e, em particular, na verdade de Gênesis 1:27: ‘Então Deus criou o homem à Sua própria imagem; à imagem de Deus, Ele o criou; homem e mulher, Ele os criou’. Segue-se que toda pessoa é criada por Deus como homem ou mulher. Uma pessoa não pode mudar de sexo à vontade. Qualquer tentativa ou pretensão de fazê-lo é inútil, autodestrutiva e pecaminosa”.
O Dr. Mackereth havia dito ao tribunal que a ideia de transexualismo é uma “rebelião contra Deus, que é inútil e pecaminosa”.
“É claro que estou ciente de que existem homens ou mulheres que acreditam ter sido ‘presos em um corpo errado’, e eu não questiono a sinceridade de suas convicções. Um pequeno número dessas pessoas sempre existiu. Até recentemente, essa crença era considerada ilícita pelos médicos, ilusória e um sintoma de um distúrbio psíquico. Somente recentemente, o transexualismo foi reconhecido como ‘normal’ e essas crenças ilusórias foram aceitas pelo valor nominal. O responsável por essa mudança é a pressão política, não a evidência científica”, afirmou o Dr. Mackereth.
Mackereth respondeu à decisão, afirmando: “Não estou sozinho por estar profundamente preocupado com esse resultado. Os funcionários do NHS, mesmo aqueles que não compartilham de minhas convicções cristãs, também ficam perturbados ao ver sua própria liberdade de pensamento e fala sendo prejudicada pela decisão dos juízes. Nenhum médico, pesquisador ou filósofo pode demonstrar ou provar que uma pessoa pode mudar de sexo. Sem integridade intelectual e moral, a medicina não pode funcionar e meus 30 anos como médico agora são considerados irrelevantes, em comparação com o risco de que outra pessoa possa se ofender”.
Perseguição
Andrea Williams, da Christian Concern, disse ao jornal Premier que a decisão foi uma “esmagadora de crenças cristãs”.
“Há quase 30 anos, o Dr. David Mackereth trabalha em A e E, ama seus pacientes e trata todos os seus pacientes. O Dr. Mackereth é gentil. Ele teria chamado uma pessoa pelo nome escolhido. O que ele não podia fazer era colocar um homem biológico como uma mulher biológica ou uma mulher biológica como um homem”, disse Andrea Williams.
O Dr. Mackereth disse que vai apelar da decisão.
“Eu acredito que tenho que apelar para lutar pela liberdade dos cristãos – e de qualquer outro membro do pessoal do NHS – para falar a verdade. Se não puder, a liberdade de expressão morreu neste país, com sérias ramificações para a prática da medicina no Reino Unido”, afirmou Mackereth.