A companhia Open Creative lançou no final de 2017 a bebida energética Bolsomito, inspirada em Jair Bolsonaro, com o objetivo de vender mais e superar um momento de baixa no mercado, diz um dos sócios, Fabio Bezerra da Silva.
“O propósito de toda ideia comercial é venda, queríamos simplesmente vender, adquirir lucro, lançar novos produtos e dar continuidade aos nossos planos.”
No site oficial da empresa, o Bolsomito Energy Drink também traz o slogan “PARA VOCÊ JA IR SE ENERGIZANDO”.
Fábio Bezerra, um dos sócios da Open Creative, diz que o projeto do energético existe desde a fundação da empresa, em 2013, porém os sócios decidiram ter um portfólio mais completo de itens de beleza antes de entrar em novos mercados. Após as estabilizações dessas outras áreas, ele comenta que “chegou o momento certo de lançar o produto” aproveitando, inclusive, o nível de popularidade de Jair Bolsonaro, que já é pré-candidato à presidência.
“Percebemos que deveríamos criar um produto inovador, ousado e instigante. Algo que verdadeiramente despertasse o interesse e provocasse sentimentos, emoções. Um novo conceito, um produto viral. Com o objetivo definido, não fizemos nada diferente das técnicas comuns de varejo: disponibilizar ao mercado um produto que muitos desejam. E o objetivo? Vendas!!! É claro.”
A ideia para a nova marca veio quando o sócio de Fábio, Frederico Peres Michel, viajou para Brasília para visitar parentes.
Os dois começaram a brincar que ele deveria também passar pelo gabinete de alguns deputados. Daí veio a ideia que Fábio Bezerra chama de tacada de mestre:
“Enquanto ele estava lá, começamos a trocar mensagens sobre isso. Eu logo mandei a foto de um rascunho da marca para ele.”
Fábio Bezerra diz acreditar que muitas ideias de Jair Bolsonaro são boas para o que o Brasil precisa atualmente, “mas a parte política não é o foco.”
Os dois empresários comemoram os resultados da jogada de marketing. Diz que lojas e supermercados pequenos da região da empresa já procuraram a companhia para discutir a compra de lotes do produto.
A empresa também está vendendo um kit com seis bebidas mais a camiseta da marca pela internet e diz que já foram feitas mais de 200 encomendas.