Nesta sexta-feira (09), a Huawei anunciou que construirá uma fábrica com um investimento de US$ 800 milhões no estado de São Paulo, o equivalente, na cotação atual, a R$ 3,31 bilhões. A gigante chinesa é líder mundial em tecnologia 5G e pretende abastecer o mercado nacional e toda a América do Sul com aparelhos preparados para a rede de última geração.
Huawei quer exportar tecnologia 5G a partir do Brasil
Além da nova fábrica, a companhia chinesa pretende participar do leilão do 5G brasileiro, que ocorre em 2020. De acordo com a companhia, caso ela vença o leilão, toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do 5G nacional estará pronta em menos de um ano.
Como líder mundial no segmento, padrões criados para a indústria nacional, provavelmente serão exportados para outros países da América do Sul, além de seus aparelhos. Além do Brasil, Rússia e Coreia do Sul também terão suas infraestruturas 5G fornecidas pela empresa chinesa.
O 5G deve chegar mais cedo
O acordo entre a Huawei e o governo do estado de São Paulo pode acelerar em vários anos a padronização do 5G no Brasil. Em 2017, o então vice-presidente do CpQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Alberto Paradisi, afirmou que a nova rede só iria se popularizar por aqui em meados de 2030.
A nova fábrica será a terceira da Huawei a ser construída no Brasil, e deve empregar cerca de mil pessoas. O local para as instalações ainda não foi definido. No momento, a companhia mantém uma fábrica de serviços de fibra ótica em Manaus e uma instalação que fornece infraestrutura de telefonia para operadoras de telecomunicações em Sorocaba.
Com informações, Olhar digital.