Nesta quinta-feira (28), o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a explosão que ocorreu nesta quarta em um supermercado de São Petersburgo foi um ato de terrorismo, e que agentes de segurança cujas vidas forem ameaçadas por suspeitos terroristas devem atirar para matar, se necessário. A explosão deixou 13 pessoas feridas, uma pessoa está em estado grave.
Putin se posicionou sobre a explosão durante uma cerimônia de premiação de militares russos que serviram na Síria. Durante o discurso, o presidente ressaltou que as forças de segurança não devem arriscar suas vidas em contato com suspeitos de terrorismo.
“Vocês sabem que ontem, em São Petersburgo, houve um ato terrorista (…) Ontem eu ordenei ao diretor da FSB (a polícia russa) que atue no limite da lei, claro, quando detiver esses bandidos. Mas se há uma ameaça à vida e ao bem-estar dos nossos servidores… Que aja decisivamente, sem levar prisioneiros, e liquide os bandidos na hora”, declarou Putin ao público.
Investigadores abriram ontem uma apuração criminal sobre a explosão no supermercado, que disseram ter sido causada por uma bomba caseira feita com pedaços de metal.