O senador Bernie Sanders deu uma resposta surpreendente quando foi questionado sobre como sustentar financeiramente suas políticas socialistas — ele disse que os americanos ficariam “felizes” em pagar mais impostos.
Sanders estava falando com Anderson Cooper na CNN quando fez os comentários sobre impostos.
“Será que os americanos sabem o que você entende por [socialismo] e o que isso realmente parece?”, perguntou Cooper.
“Olha, o que temos que entender”, disse Sanders, “por exemplo, apenas por exemplo, os Estados Unidos são o único grande país na Terra a não garantir a saúde a todas as pessoas, como um direito. Em muitos países da Europa, Alemanha por um lado, você vai para a faculdade, e o custo da faculdade é zero. Eu acho que na Finlândia eles realmente pagam para você ir para a faculdade.”
“Na maioria dos países do mundo, o nível de renda e desigualdade de riqueza”, continuou ele, “é hoje pior nos Estados Unidos do que em qualquer época desde a década de 1920, com três famílias possuindo mais riqueza que a metade inferior da América”.
Cooper apontou que os impostos pessoais individuais nesses países são muito mais altos do que nos EUA.
“Sim, mas eu suspeito que as pessoas neste país teriam o prazer de pagar mais em impostos, se tivessem saúde integral como um direito humano!”, respondeu Sanders.
Sanders até agora ficou em segundo lugar na campanha primária democrata por trás do ex-vice-presidente Joe Biden.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR