Autoridades internacionais de saúde estão alertando sobre um segundo surto de Ebola mais mortal da história, mais de 2.000 casos foram registrados no leste do Congo.
“Desde que começou a epidemia, o total de casos é de 2.008, o que inclui 1.914 confirmados e 94 prováveis. No total, houve 1.346 óbitos (1.252 confirmados e 94 prováveis) e 539 pessoas curadas”, relatou o boletim diário do Ministério da Saúde publicado na segunda-feira à noite.
“Apesar deste número, a evolução das últimas semanas é positiva, mas é preciso manter a vigilância”, disseram autoridades de saúde congolesas.
Autoridades da OMS disseram que, embora a doença ainda esteja se espalhando rapidamente, a melhoria da segurança e do acesso às comunidades afetadas permitiu que equipes de saúde tratassem os casos prováveis mais livremente, evitando a infecção.
Questões persistentes que impedem os profissionais de saúde de ajudar a controlar o surto são a falta de segurança dos ataques dos rebeldes e a desconfiança por parte das comunidades locais.
Por causa da desconfiança, muitos casos de Ebola não estão sendo contados e o número de casos confirmados é provavelmente “um retrato subestimado e não realista do número de casos”, disse o IRC em um comunicado separado. Muitas pessoas, assustadas, ainda estão morrendo em casa, em vez de se apresentarem em centros de saúde para tratamento.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR