Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, Boris Johnson é considerado um “excelente” sucessor da primeira-ministra britânica, Theresa May. Trump disse isso em uma entrevista ao jornal inglês The Sun, alguns dias antes de sua visita oficial a Londres nesta semana.
“Eu estudei muito. Conheço os diferentes jogadores. Mas acho que o Boris faria bem o trabalho. Acho que ele seria excelente. Gosto dele, sempre gostei. Eu não sei será eleito, mas acho ele um cara legal, uma pessoa muito talentosa”, disse o presidente dos EUA ao The Sun.
De acordo com Trump, outros candidatos também solicitaram seu apoio. Mas, o presidente optou por não dizer quem seriam estes.
No dia 7 de junho, Theresa May renunciará como líder do Partido Conservador e, portanto, também como primeira-ministra; devido ao fato de seu acordo ter sido novamente rejeitado pelo parlamento.
Nesta mesma entrevista, o presidente também criticou May, que teria sido fraca demais nas negociações. “O Reino Unido permitiu que a UE estivesse no controle. Eu disse à Theresa para armazenar munição.”, disse Trump.
No ano passado, o presidente dos EUA havia dado uma entrevista durante sua primeira visita de Estado ao Reino, afirmando que May havia ignorado seu conselho sobre as negociações do Brexit.
Visita
Nesta semana, o presidente Trump, acompanhado por sua esposa Melania e outros membros da família, chegou a Londres para uma visita de Estado de três dias à Grã-Bretanha.
Donald e Melania foram recebidos pelo príncipe Charles e sua esposa Camilla, após o desembarque do helicóptero americano no jardim do palácio, para uma recepção solene com honra militar. A Rainha Elizabeth II recebeu seus convidados americanos e Trump também falou com os membros da guarda de honra.
Desde sua ascensão em 1952, Elisabeth II encontrou todos os 11 presidentes americanos, exceto Lyndon B. Johnson.
A família Trump almoçou com a rainha e depois visitou o centro de Londres. À noite, retornaram ao palácio para um banquete de Estado. A mídia britânica informou que Trump estava acompanhado da esposa Melania, de sua filha Ivanka e do genro Jared Kushner.
Trump encerra sua visita nesta quarta-feira em Portsmouth, em uma reunião por ocasião do Dia D, o desembarque dos Aliados na França dominada pela Alemanha nazista, em 6 de junho de 1944.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR