Após o fracasso nas negociações do Brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia, a primeira-ministra do país, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24) que deixará a liderança do Partido Conservador e a chefia do governo britânico.
May enfrentava pressão dentro do partido para deixar o cargo, mas diz que deu seu melhor pelo Brexit. A renúncia foi marcada para 7 de junho.
“Eu fiz tudo o que podia para convencer os parlamentares a apoiarem esse acordo. Infelizmente, não fui capaz de fazer isso. Eu tentei três vezes. Então, hoje eu anuncio que estou deixando a liderança do Partido Conservador e o governo na sexta-feira, 7 de junho. Então, um sucessor pode ser escolhido”, disse May.
A premiê, que chegou a chorar ao final do discurso, também declarou: “Sempre será motivo de profundo pesar para mim que eu não tenha sido capaz de entregar o Brexit”.
“Eu, em breve, vou deixar a função que foi a honra da minha vida: a segunda primeira-ministra mulher,mas certamente não a última”, disse May, que também disse ter ocupado o cargo com uma gratidão enorme por servir o país que ama.
A escolha do novo líder começa a partir de 10 de Junho.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR