O Twitter compartilhou dados de alguns usuários com outros, sem o consentimento destes. O próprio Twitter divulgou hoje em um tweet. Os dados compartilhados são os locais desses usuários.
Não se sabe quantos usuários do Twitter estão envolvidos. O Twitter também não comunicou com quem as informações foram compartilhadas; informaram apenas que se trata de um “parceiro confiável”.
“Devido a um bug no Twitter para iOS, inadvertidamente coletamos e compartilhamos dados de localização (no código postal ou no nível da cidade). Corrigimos o erro, mas queríamos ter certeza de que compartilhamos mais do contexto com você”, informou o Twitter.
A rede social já informou os usuários afetados. Estas são pessoas que usam o aplicativo Twitter-app para iPhones e iPads. Neste aplicativo, os usuários podem gerenciar várias contas do Twitter ao mesmo tempo.
Twitter explicou que caso alguém, que gerencia mais de uma conta, tivesse configurado o Twitter para coletar os dados de localização de uma conta, o Twitter fazia o mesmo com as outras contas “acidentalmente”.
“Os dados de localização coletados, que foram compartilhados com outra organização, não eram muito precisos e a identidade dos usuários não pôde ser deduzida”, enfatizou o Twitter.
De acordo com a rede social, o destinatário “apagou” a informação obtida. Estes dados de localização podem ser interessantes para anunciantes.