Cerca de oito mil pessoas, entre alunos, ex-alunos, familiares, professores e autoridades, comemoraram na manhã desta segunda-feira (6), os 130 do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) na sede da instituição.
A data também marca os 30 anos de ingresso do primeiro segmento feminino ao CMRJ.
O presidente Jair Bolsonaro chegou ao local escoltado pelos alunos da cavalaria do Colégio e, em seguida, foi recebido pelo comandante, coronel Himario Trinas, e pelos alunos com as devidas honras militares.
“Os alunos, hoje, estão muito empolgados. Principalmente, quando a gente tem a visita do nosso presidente da República. Desde 1979, desde o general Figueiredo não há uma visita de um presidente da República nesse dia”, relatou Trinas.
Para o presidente, as escolas militares representam ensino público de qualidade que serve de modelo ao país.
“As escolas militares honram todos os brasileiros, destacando-se nas avaliações da educação básica, algumas liderando ranking nos estados”, disse.
“Precisamos promover uma educação que prepare os nossos jovens para desafios da quarta Revolução Industrial. Queremos que nosso país ocupe o lugar que merece no mundo”, completou o presidente.
Lançamento do selo e quadro Marechal Floriano Peixoto
No Palacete da Babilônia, onde fica a administração do CMRJ, o presidente participou do lançamento do selo comemorativo aos 130 anos do CMRJ e do descerramento do quadro ‘Marechal Floriano Peixoto’.
A obra do século XIX, de Auguste Petit, está no palacete desde a sua inauguração. Em decorrência do desgaste do tempo e das chuvas, o quadro foi restaurado por Paula Mendonça.
Formatura e entrega de medalhas
No centro do Colégio, na Praça Thomaz Coelho – Conselheiro do Império e Ministro da Guerra -, o presidente e demais autoridades acompanharam a apresentação da tropa, a execução do Hino Nacional e a entrega de medalhas aos alunos.
Uma das beneficiadas foi Marina Reis, aluna do 3º ano do Ensino Médio.
Ela recebeu duas condecorações: uma pela aplicação nos estudos e outra oferecida pela Associação de Pais e Mestres pela dedicação, disciplina e defesa dos valores éticos e morais da instituição.
Como encerramento das comemorações de aniversário, houve demonstração da equipe de salto livre do Exército Brasileiro e do esquadrão de Cavalaria dos alunos da instituição.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR