Uma pesquisa da Monmouth University divulgada na segunda-feira mostrou que apenas 10% dos americanos têm uma visão positiva do socialismo.
A pesquisa, denominada “SOCIALISMO vs. CAPITALISMO”, examinou com afinco os sentimentos dos cidadãos americanos em relação à crescente popularidade do socialista Bernie Sanders na política americana. Os resultados foram claros: 57% dos americanos disseram que o socialismo era incompatível com os valores americanos — apenas 29% acreditavam o contrário.
Quanto aos sentimentos em relação ao socialismo em geral, 42% tinham sentimentos negativos em relação a isso, 45% eram neutras e apenas 10% tinham uma visão positiva dessa última tendência na política progressista. No entanto, seus sentimentos em relação ao capitalismo eram igualmente mornos. Trinta e nove por cento expressaram uma opinião positiva sobre o capitalismo, 40% eram neutros e 17% eram negativos.
De modo geral, os americanos dividem-se em dois campos dominantes — 29% que têm uma visão positiva do capitalismo e uma visão negativa do socialismo e 30% que têm opiniões neutras do capitalismo e do socialismo. 4 entre 10 americanos detêm uma série de pontos de vista mistos sobre os dois sistemas econômicos.
A pesquisa foi realizada entre 11 e 15 de abril de um grupo de 801 entrevistados com uma margem de erro de +/- 3,5 pontos percentuais. O resto do país terá a chance de demonstrar uma opinião nas urnas em 2020.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR