A Venezuela foi atingida por uma grande queda de energia. O problema foi causado por uma falha em uma grande barragem que fornece a geração de eletricidade.
O ditador Nicolás Maduro disse que o distúrbio foi causado por “sabotagem americana”.
Segundo o presidente interino Juan Guaidó, 22 dos 23 estados foram afetados. A queda de energia começou durante o horário de pico desta quinta-feira.
Milhares de passageiros na capital, Caracas, correram para as ruas depois que o metrô falhou, e o caos surgiu nas ruas, pois os sinais de trânsito não funcionavam mais.
A capital ficou sem energia durante 6 horas.
‘Sabotagem’
De acordo com o secretário de Comunicações Rodríguez, o fornecimento de eletricidade foi “sabotado”. A estatal de eletricidade reporta um ataque cibernético à usina hidrelétrica de Guri, uma das maiores do mundo.
Rodriguez disse que o ataque foi destinado a sabotar todo o sistema elétrico. Segundo o secretário, o ataque digital foi orquestrado pelos Estados Unidos que queriam produzir um pandemônio na Venezuela.
“Qual é a intenção de deixar os venezuelanos sem eletricidade por vários dias, de modo que as áreas vitais também estão sem energia?“, indagou Rodriguez em um discurso na televisão.
Volta da energia é parcial
A eletricidade no leste do país foi restaurada, mas muitos venezuelanos ainda estão sem eletricidade.
As consequências poderão ser grandes, especialmente porque os sistemas de “backup” não parecem funcionar.
Os hospitais também ficaram sem energia, a rede telefônica parou e a falha também trouxe consequências para o tráfego aéreo.
No aeroporto de Caracas, muitas aeronaves decolaram vazias, pois os passageiros não puderam passar pelo sistema de “check-in”, que também não funcionava.
Pronunciamento do presidente interino Guaidó
O presidente interino Juán Guaidó culpou Maduro pelo ocorrido.
Em seu Twitter questiona: “Como você diz a uma mãe para cozinhar, uma pessoa doente que é dependente de uma máquina ou um trabalhador que tem que trabalhar, que vivemos em um país poderoso que não tem eletricidade?“
Origem do problema
Os cortes de energia são comuns na Venezuela, que é atormentada por uma crise econômica e política, fruto de um governo socialista.
O país sofre com uma escassez crônica de alimentos e medicamentos; que resultou em uma emigração em massa de mais de três milhões de cidadãos.
Logo se conclui que a corrupção e a falta de investimento dos governos de Chaves e Maduro, levaram a infraestrutura de eletricidade do país a deixar de funcionar.