A primeira semana de deliberações da Câmara de Deputados foi, na visão do deputado Marcel Van Hattem, desperdiçada, uma decepção.
Em um discurso com a Câmara praticamente vazia, o deputado do Novo acusa os deputados da oposição (PT e PSOL) de não deixarem sessões ocorrerem.
Segundo o parlamentar, a sociedade acredita que os deputados custam caro, que o parlamento não é eficiente e que muitos temas que devem ser debatidos não são pautados.
Ele acrescenta que, quando esses temas são colocados para o debate os deputados da oposição atrapalham as discussões e obstruem as votações.
Os partidos da esquerda estão fazendo com que a Câmara dos Deputado não consiga deliberar ou colocar em votação qualquer tema, mesmo que o tema não seja polêmico, o que gera um desgaste para os novos parlamentares que querem trabalhar.
O também deputado federal Kim Kataguiri afirmou em seu canal do YouTube que a base do governo está com dificuldades de manter a coesão e levar as votações.
Segundo Kim, o PT está fazendo um papel de “oposição irresponsável”, obstruindo sessões e impedindo que as votações ocorram.
“O PT se inscreve para falar o máximo possível, com o intuito de atrasar as votações” — disse o deputado.
Que ainda complementou:
“E os deputados do governo estão fazendo a mesma coisa para rebater a oposição“.
Kim também disse que quinta-feira, 14, a Câmara analisaria 3 acordos internacionais, mas por causa das discussões entre governo e oposição nenhum projeto foi votado.
“Queremos contribuir, queremos que a coisa ande, mas para isso precisamos da contribuição da Base“, finalizou.