De acordo com Mitch McConnell — O líder da maioria no Senado — o presidente Donald Trump assinará uma lei para impedir uma segunda paralisação parcial do governo e declarar emergência nacional para construir um muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México. Essa foi uma das principais promessa de campanha do presidente e um grande motivo para sua eleição.
Como o Congresso não aprovou o orçamento de cerca de US$ 5,7 bilhões para a construção do muro na fronteira, declarar emergência nacional possibilitaria que a captação da verba fosse feita sem aprovação do Congresso.
Momentos depois dos comentários de McConnell, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, confirmou em comunicado que o presidente assinará a lei de financiamento e tomará medidas executivas para construir o muro.
“O presidente Trump assinará a lei de financiamento do governo e, como ele afirmou anteriormente, também tomará outras medidas – incluindo uma emergência nacional – para garantir que paremos a crise nacional de segurança e humanitária na fronteira. O Presidente está novamente cumprindo sua promessa de construir o muro, proteger a fronteira e garantir a gradeza de nosso país ”, disse Sanders.
Statement on Government Funding Bill: pic.twitter.com/DrNv9D4rEi
— Kayleigh McEnany 45 Archived (@PressSec45) February 14, 2019