Imagem: Jorge William | Agência O Globo
O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, participou na manhã desta terça-feira (22) da solenidade de passagem de comando do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda.
O Regimento passou do tenente-coronel Paulo Ubiratan Mendes para o tenente-coronel Antônio César Esteves Mariotti. A cerimônia foi realizada na Vila Militar, no Rio de Janeiro.
Conhecida como Regimento Andrade Neves, a unidade foi criada em 1888 e está entre as três de cavalarias de guarda que ainda existem no Brasil no âmbito do Exército Brasileiro.
Em 1934, ganhou esse nome em homenagem ao brigadeiro que participou de diversas campanhas, entre elas a Guerra da Tríplice Aliança.
Ao longo dos anos, o Regimento atuou em momentos históricos como a Segunda Guerra Mundial, quando contribuiu com os efetivos que integraram a Força Expedicionária Brasileira.
“Mais recentemente (o Regimento) compôs frações de efetivos que integraram a Missão de Estabilização do Haiti e nos últimos dois anos contribuiu de maneira preponderante nas atividades de Garantia da Lei e da Ordem desenvolvidas no Rio de Janeiro, bem como nas atividades da intervenção federal“, relembra o tenente-coronel Paulo Ubiratan Mendes.
Atualmente, o Regimento administra o Parque Equestre, utilizado durante os Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com tenente-coronel Mariotti, a unidade tem “a responsabilidade de operar, cuidar desse acervo, além de participar de competições regionais, internacionais, estimulando a integração do Exército com a sociedade por meio do esporte e mantendo também mais uma tradição”.