Pesquisas de tradicionais institutos apontam para uma crescente impopularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com índices de desaprovação superando 50%.
O Instituto Paraná Pesquisas, em levantamento realizado entre 7 e 10 de janeiro de 2025, mostra que 50,4% dos entrevistados desaprovam a administração atual, enquanto 46,1% a aprovam.
De forma semelhante, o Instituto Gerp projeta que a desaprovação ao governo crava 50%, com aprovação de apenas 38%.
Além disso, o último compilado do PoderData, veiculado em dezembro, mostra que o nível ‘ótimo/bom’ é de 27%, enquanto 33% dos entrevistados veem a gestão como ‘ruim/péssimo’.
Analisando os números dessas três sondagens por região, observa-se que, no Nordeste, tradicionalmente uma base de apoio do presidente, a desaprovação já se aproxima dos 40%. O levantamento do PoderData apresenta números ainda mais preocupantes para o lulopetismo, com a rejeição atingindo 41% na região.
Os dados indicam uma tendência de queda no apoio ao governo entre os mais pobres e uma diminuição histórica da aprovação no reduto nordestino, região que se firmou como reduto da esquerda e emplacou maioria vermelha no decorrer das quase três últimas décadas.