Imagem: Pedro França | Agência Senado
A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) publicou em seu Twitter, nesta quarta-feira (9), uma thread criticando a votação fechada para à Presidência da Câmara.
Segundo a jurista, a votação secreta foi o principal fundamento para que o STF anulasse a comissão avaliativa do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG).
Janaina assegurou que a decisão constituiu um retrocesso para o Brasil e disse que a votação deveria ser aberta para preservar o princípio da transparência.
“Lembram quando o STF anulou a comissão eleita para avaliar o pedido de impeachment da Presidente Dilma na Câmara? O principal fundamento foi o fato de a eleição ter sido secreta. Os Ministros disseram que, mesmo se tratando de questão interna à Câmara, o princípio da transparência haveria de prevalecer. Então, não há como decidir de forma diversa com relação à escolha dos Presidentes da Câmara e do Senado. As eleições devem ser abertas. Eleição sigilosa para os Presidentes do Legislativo constitui triste retrocesso!“, escreveu.