A posse de Donald Trump no dia 20 de janeiro, e que marcará seu segundo mandato presidencial após uma vitória histórica nas eleições de novembro passado, tem sido o tema mais comentado nas redes sociais.
No Brasil, o evento ganhou ainda mais atenção após o próprio presidente americano sinalizar diretamente ao governo brasileiro que deseja a presença de Jair Bolsonaro (PL) na cerimônia.
Bolsonaro, porém, enfrenta um obstáculo: seu passaporte está retido por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente só poderá viajar aos Estados Unidos caso a Corte autorize sua saída, o que, até agora, não ocorreu.
A situação tem gerado memes no X-Twitter, com apoiadores de Bolsonaro sugerindo uma série de disfarces para que ele consiga comparecer ao evento, que reunirá líderes da direita mundial, como Santiago Peña (Paraguai), Javier Milei (Argentina), Nayib Bukele (El Salvador) e Giorgia Meloni (Itália).
Um dos perfis mais ativos na brincadeira é o humorístico Joaquim Teixeira, que postou ideias criativas em imagens de IA (inteligência artificial) para Bolsonaro estar em solo americano. As sugestões vão desde uma versão feminina até uma caracterização como imigrante mexicano. Há também uma paródia loira e outra de roqueiro. Outra montagem compara Bolsonaro à ex-participante do reality show “A Fazenda”, Luiza Ambiel, ao lado de Jojo Toddynho, insinuando que ele poderia se passar por ela, com o deputado Hélio Negão sendo o equivalente a Jojo.
Até o momento, o STF e Alexandre de Moraes não se pronunciaram sobre a possível autorização de viagem de Bolsonaro. A reportagem do Conexão Política entrou em contato com o Judiciário, mas não obteve resposta até o fechamento desta pauta.