O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta sexta-feira (13). Internado desde a última segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o presidente foi submetido a uma cirurgia de drenagem de um hematoma no crânio.
Inicialmente, a previsão era que ele deixasse a UTI na quinta-feira (12). No entanto, um procedimento complementar foi necessário para evitar novos sangramentos na região da cabeça. De acordo com a equipe médica, a intervenção foi de baixa complexidade, realizada de forma preventiva e sem necessidade de anestesia geral ou centro cirúrgico.
O cardiologista Roberto Kalil Filho, responsável pela equipe médica, mencionou a evolução positiva de Lula, afirmando que ele está “se alimentando, conversando e caminhando” pelo hospital. A previsão de alta hospitalar completa segue programada para o início da próxima semana, entre segunda-feira (16) e terça-feira (17).
Queda e cirurgia
A cirurgia de trepanação realizada na terça-feira (10) foi consequência de uma queda sofrida pelo presidente em outubro, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele levou pontos na nuca devido ao acidente, e um hematoma se formou entre o cérebro e a meninge.
O aumento desse hematoma levou à drenagem após Lula relatar dores de cabeça e mal-estar nos últimos dias. Segundo os médicos, o presidente não sofreu danos neurológicos e não terá sequelas.