A Havan, rede varejista do empresário Luciano Hang, foi a empresa com maior engajamento nas redes sociais durante a Black Friday deste ano, de acordo com dados da Comscore. Entre 28 de novembro e 1º de dezembro, a marca acumulou 497 mil interações em plataformas como Facebook, Instagram e X/Twitter.
A campanha contou com a participação da influenciadora Jojo Todynho, que estreou em uma propaganda da loja.
A disparada da Havan também foi impulsionada pelo forte engajamento do público do espectro político de direita, amplamente alinhado ao perfil do empresário Luciano Hang, conhecido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em segundo lugar no ranking de engajamento, ficou a Magazine Luiza, com 245 mil interações, seguida pela Casas Bahia, com 69 mil. Outras marcas que também tiveram boa performance nas redes incluem Shein, Netshoes, Puma, Adidas, Burger King e Shopee.
O post de maior engajamento nas redes foi publicado pelo perfil da Havan no Instagram em 29 de novembro, acumulando mais de 35 mil curtidas. O segundo maior destaque foi um vídeo da Sephora Brasil no TikTok, mas a marca não entrou no top 10 de empresas mais engajadas no período.
Apesar do sucesso de algumas campanhas, o termo “Black Friday” registrou queda de menções nas redes, com 73 mil citações em 2024, contra 129 mil no ano anterior — uma redução de 43%. Entre as palavras mais buscadas pelos consumidores, destacaram-se “ofertas”, “desconto”, “promoção” e “Amazon”.