A eleição municipal de 2024 se encerra às 17h em todo o Brasil, seguindo o horário de Brasília. No entanto, eleitores que estiverem na fila no momento do fechamento dos portões poderão votar, mesmo após esse horário.
O pleito começou às 8h e, pela primeira vez, segue um horário unificado em todo o território nacional, com base no fuso da capital federal.
Dessa forma, regiões com fusos diferentes iniciaram e encerrarão a votação em horários locais distintos, mas de maneira simultânea.
No Acre e em 11 municípios do Amazonas, por exemplo, a votação se encerra às 15h no horário local, enquanto em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e parte do Amazonas, o fechamento ocorre às 16h, também no horário local.
A regra que permite o voto para quem já está na fila ao final do horário de votação é válida em todo o país, independentemente do fuso horário.
Mais de 155 milhões de brasileiros estão aptos a votar para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 cidades.
A contagem dos votos começará assim que os dados forem transmitidos à Justiça Eleitoral, após o fechamento das urnas às 17h.
Neste ano, 103 municípios, incluindo as 26 capitais, poderão ter segundo turno, já que atingiram o número mínimo de 200 mil eleitores registrados.