A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi agraciada com a Medalha da Amizade da China, a mais alta honraria concedida pelo regime chinês a estrangeiros. A peça foi entregue pelo ditador comunista chinês Xi Jinping durante uma cerimônia em celebração ao 75º aniversário da fundação da ‘República Popular da China’.
Conforme o regime chinês, a homenagem foi motivada pelas contribuições de Dilma para a modernização da economia do país. Rousseff, que atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “Banco dos Brics”, com sede em Xangai, disse estar orgulhosa por receber a condecoração.
“Me sinto muito honrada e orgulhosa por receber a Medalha da Amizade de um país que tem uma história milenar e que hoje obteve realizações tão importantes”, declarou a ex-presidente. A notícia foi divulgada pela agência estatal de notícias chinesa Xinhua.
O Brics é um grupo de economias emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e mais recentemente por Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil