O Senna Tower, edifício residencial mais alto do mundo, localizado em Balneário Camboriú (SC), será o primeiro da América Latina a utilizar pêndulos internos de 1.000 toneladas para minimizar os efeitos do vento sobre sua estrutura.
Essa técnica de engenharia, conhecida como Tuned Mass Damper (TMD), serve para estabilizar o prédio, reduzindo as vibrações causadas pela força dos ventos. No Senna Tower, serão instalados dois desses pêndulos, localizados no 140º andar do prédio.
A construção é fruto de uma parceria entre a marca Ayrton Senna e a FG Empreendimentos. O prédio terá mais de 500 metros de altura, conforme informado pelos responsáveis, com um investimento estimado em R$ 3 bilhões. Para suportar todo esse peso, serão necessárias fundações de mais de 40 metros de profundidade, equivalente a um prédio de 13 andares.
O Senna Tower também será certificado com o selo LEED Platinum, a mais alta classificação mundial em construções sustentáveis, reconhecendo sua liderança em design ambiental e eficiência energética.
O empreendimento contará com áreas de lazer, entretenimento e gastronomia acessíveis ao público, totalizando mais de 6 mil m² de espaços de lazer. Serão construídas 228 unidades, incluindo 18 mansões suspensas de 420 a 563 m², 204 apartamentos de até 400 m², 4 coberturas duplex de 600 m², e 2 coberturas triplex de 903 m².
Além disso, a torre terá oito elevadores de alta velocidade e seis pavimentos de lazer exclusivos para os moradores, com um “rooftop” reservado para uso residencial.