O Conexão Política já havia antecipado: o ‘bolsonarismo’, termo usado para definir uma direita alinhada ou apoiada pelo grupo de Jair Bolsonaro (PL), deve ser a grande força vencedora nas eleições de 2024.
Analistas e nossa equipe de jornalistas apontaram esse panorama antes mesmo das grandes pesquisas. O fato é que o governo Lula enfrenta problemas de gestão, incluindo escândalos e acusações, o que fez sua rejeição disparar. A esquerda é reprovada até em redutos tradicionais, como o Nordeste.
O processo de queda começou em 2016, com o impeachment de Dilma Rousseff, quando o PT começou a perder eleitores naquele pleito, não conseguindo alçar milhares de candidatos. Em 2018, a tendência se consolidou com a derrota nacional e a ascensão de Bolsonaro à presidência, além de também erguer uma força à direita no legislativo.
Em 2020, o PT não fez nenhum prefeito nas capitais, uma das piores fases até então. Em 2022, apesar de Lula ter sido declarado vencedor pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PT saiu enfraquecido em nível nacional. Ainda que eleito presidente, Lula só venceu no Nordeste, sendo derrotado nas outras quatro regiões do país.
Agora, dois anos depois, o PT caminha para sua maior derrota desde a redemocratização. Pesquisas recentes mostram seus candidatos com dificuldades em capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre e outras. Até em Salvador e Fortaleza, antes campos sólidos, a esquerda também tem ruído, enquanto candidatos apoiados por Bolsonaro lideram as intenções de voto.
Em meio a toda essa turbulência vermelha, um vídeo pró esquerda começou a circular nas redes sociais, em tom de alerta, afirmando que o bolsonarismo está, de forma inédita, dominando o Nordeste por completo.
Assista ao vídeo clicando aqui.