A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a operação da empresa francesa E-Space no Brasil, concorrente direta da Starlink, de Elon Musk. A E-Space também oferece serviços de internet via satélite e atuará no país com o dobro de satélites em comparação à Starlink.
Segundo a decisão da Anatel, a E-Space recebeu autorização para operar com um sistema de 8.640 satélites por um período de cinco anos. Esse número supera os pouco mais de quatro mil satélites utilizados pela Starlink no Brasil.
A Anatel estipulou que a E-Space, por meio do sistema Semaphore, tem um prazo de dois anos para iniciar suas operações no território brasileiro. Se esse prazo não for cumprido, a empresa poderá perder a autorização concedida.
A E-Space iniciou o processo de busca por autorização para operar no Brasil em maio do ano passado, sendo submetida a uma consulta pública devido às frequências que pretende utilizar. A empresa será representada no Brasil pela E-Space Brazil Holdings Ltda.
O investimento feito pela companhia francesa para obter o direito de exploração de satélites no país foi de R$ 102 mil, com a primeira parcela, no valor de R$ 20 mil, paga na última semana. Esse pagamento inicial garantiu à E-Space a autorização oficial para começar suas operações em solo brasileiro.