A pesquisa espontânea da Quaest sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Fortaleza, divulgada nesta quarta-feira (11), apresenta um cenário de indefinição, mas com tendências de crescimento para alguns candidatos.
Nesta modalidade de pesquisa, em que os nomes dos candidatos não são sugeridos pelos entrevistadores, 57% dos eleitores afirmaram ainda não saber em quem votar. O número, no entanto, caiu significativamente em relação ao levantamento anterior, de 22 de agosto, quando 71% se declararam indecisos.
André Fernandes (PL) lidera com 14% das intenções de voto, uma alta em comparação aos 10% da pesquisa anterior. Evandro Leitão (PT) vem logo atrás com 10%, subindo de 5%. Capitão Wagner (União) aparece com 9%, enquanto José Sarto (PDT) tem 8%, ambos com crescimento em relação aos 6% e 5% da pesquisa anterior, respectivamente.
Outros candidatos, como Eduardo Girão (NOVO), Chico Malta (PCB) e Técio Nunes (PSOL), foram mencionados, mas não pontuaram de forma significativa. George Lima e Zé Batista, por outro lado, não foram sequer citados no levantamento espontâneo.
Além dos 57% de indecisos, 2% dos eleitores disseram que pretendem votar em branco, anular o voto ou que não irão participar das eleições, percentual idêntico ao da pesquisa anterior.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, com 900 eleitores. O nível de confiança é de 95% e o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-05405/2024.
Eis os números espontâneos em listagem:
André Fernandes (PL): 14% (antes com 10%)
Evandro Leitão (PT): 10% (antes com 5%)
Capitão Wagner (União): 9% (antes com 6%)
José Sarto (PDT): 8% (antes com 5%)
Eduardo Girão (NOVO): 0% (manteve-se)
Chico Malta (PCB): 0% (manteve-se)
Técio Nunes (PSOL): 0% (não havia sido citado antes)
Indecisos: 57% (antes com 71%)
Branco/Nulo/Não vai votar: 2% (manteve-se)