O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início às comemorações do Dia da Independência do Brasil neste sábado (7), desfilando sozinho no tradicional Rolls Royce presidencial. Diferente de 2023, quando foi acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, neste ano ela não esteve presente.
Segundo o Planalto, Janja está a caminho de Doha, no Qatar, para participar de um evento internacional focado na guerra em Gaza, promovido pela organização Education Above All.
Convidada para discursar, a primeira-dama foi reconhecida por sua atuação e posicionamentos sobre os impactos do conflito para as populações civis.
Lula foi recebido no palanque pelo ministro da Defesa, José Múcio, e pelos comandantes das Forças Armadas: Marcos Sampaio Olsen (Marinha), Tomás Ribeiro Paiva (Exército) e Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica).
A cerimônia também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, entre outras autoridades.
O desfile deste ano tem a expectativa de reunir cerca de 40 mil pessoas, com um investimento total de R$ 4,3 milhões.