Elon Musk ameaça retirar os ativos de suas empresas, X e Starlink, do Brasil, caso o governo brasileiro não devolva os bens que ele considera terem sido apreendidos ilegalmente.
O bilionário informou que tomará medidas recíprocas e apreenderá ativos do governo brasileiro. Ele também mencionou que o presidente Lula poderia ter que utilizar voos comerciais, caso suas ameaças sejam concretizadas.
A tensão entre autoridades brasileiras e Musk aumentou depois que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, intimou o bilionário a indicar um representante legal para o X no Brasil.
O ministro estabeleceu um prazo de 24 horas para a indicação, mas Musk não atendeu ao pedido, alegando que não obedecerá a ordens que considera ilegais, além das sinalizações de prisões, emitidas pela Corte contra funcionários da companhia.
O microblog X/Twitter já deixou de funcionar, mas brasileiros ainda têm acesso no exterior e seguem publicando capturas de tela [print screen] de postagens em outras plataformas digitais. Foi assim que o Conexão Política conseguiu acessar e reportar as mensagens, considerando o interesse público e a relevância jornalística do caso.