Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado
O ex-prefeito de Nova Iguaçu e atual senador Lindbergh Farias (PT), não reeleito em outubro, foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa, devido à atuação na gestão do município da Baixada Fluminense, em 2007.
A decisão acolhe ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal sobre um convênio de R$ 174 mil celebrado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a prefeitura de Nova Iguaçu em 2007.
O senador terá que pagar o correspondente a 12 salários do seu último vencimento como prefeito de Nova Iguaçu, além de estar proibido de contratar com o poder público, receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.
“O senador Lindbergh Farias entende que a decisão da Justiça Federal de Nova Iguaçu está equivocada e será modificada no Tribunal Regional Federal. Além de claro cerceamento em seu direito de defesa, a responsabilidade pela prestação de contas convênio objeto da ação civil pública não era de sua responsabilidade enquanto prefeito”, diz nota do petista.