O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da Casa Civil, autorizou a abertura de uma licitação no valor de R$ 659,8 mil para adquirir um sistema antifurto destinado à biblioteca da Presidência da República.
O edital prevê a compra de 77.196 itens para compor esse sistema de segurança, incluindo leitores de inventário, etiquetas para obras raras e acervo em geral, além de um sistema antifurto com par de antenas e mesas para ativação e desativação das etiquetas.
Na justificativa, a Casa Civil menciona que o Palácio do Planalto enfrenta dificuldades na gestão do acervo bibliográfico devido à falta de um sistema de segurança e controle patrimonial adequados.
Outro ponto mencionado é a complexidade do processo de inventário, dada a dimensão do acervo, que conta com mais de 22 mil itens.
“Entre 2021 e 2024, houve um aumento significativo nas pendências dos inventários. Esse aumento não se deve à falta de itens no acervo, mas sim à inadequação do sistema de gerenciamento atual”, afirma um trecho do edital.
Entre as dificuldades de gestão, estão o constante fluxo de materiais (empréstimos, devoluções, novas aquisições e atualizações técnicas), a divisão do acervo em três locais diferentes por falta de espaço, e o difícil acesso a certos materiais, como livros em prateleiras altas ou localizados em outras unidades.
O edital também diz que a sessão pública para a contratação está marcada para 23 de agosto, às 9h30.