Em duro tom de crítica, o ex-ministro Nelson Jobim, do STF, comparou as decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes em processos sob sua relatoria na Corte às ações adotadas durante as investigações da Operação Lava Jato, chefiada pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR).
A declaração foi concedida ao CNN Entrevistas de sábado (10). Segundo Jobim, “os métodos são próximos dos métodos da Lava Jato”.
O ex-ministro também comparou as retiradas de sigilo do áudio de uma reunião entre o deputado e ex-chefe da Abin, Alexandre Ramagem (PL-RJ), e o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e do áudio de uma ligação entre a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – caso que ficou conhecido como o episódio do “Bessias”.
“Objetivamente, é a mesma coisa”, disse Jobim sobre o levantamento de sigilos no governo atual e na gestão passada. Nelson Jobim foi presidente do STF, de 2004 a 2006, ministro da Defesa, de 2007 a 2011 e da Justiça, de 1995 a 1997.