Eletrônicos, estudos e viagens estão entre os principais motivos para a poupança de crianças e adolescentes com até 15 anos, segundo uma pesquisa do PicPay realizada através dos “cofrinhos” da plataforma.
Essas economias digitais funcionam como uma versão moderna dos antigos “cofrinhos” que ficavam embaixo do colchão, oferecendo uma variedade de usos. Um detalhe interessante revelado pelo estudo é que muitos jovens chamam esses cofres de “ficar rico” ou “conquistar meu primeiro milhão”.
A pesquisa mostra que 27% dos jovens, especialmente a partir dos 10 anos, economizam para comprar iPhones, notebooks ou tablets. A educação é a segunda prioridade, com 18,5% dos entrevistados planejando usar suas economias para pagar faculdade, intercâmbio, formatura, cursos ou materiais escolares.
Além disso, 10% dos objetivos de poupança são voltados para viagens, que vão desde passeios à praia até destinos internacionais, com a Disney sendo um destaque. Outros objetivos incluem a compra do primeiro carro ou moto, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), festas de aniversário, itens de moda e produtos relacionados a games.
“Os ‘cofrinhos’ são uma excelente maneira de ajudar as crianças a alcançarem seus objetivos de forma tangível e específica. Eles personalizam suas economias, criando metas mais concretas que os adultos”, declarou Pedro Romero, diretor de Wallet e Banking do PicPay.
Romero também destaca que essas ferramentas de poupança digital contribuem para a educação financeira, que vai além dos números e ajuda a construir uma base sólida para escolhas conscientes e um futuro promissor.