Sebastião Coelho, advogado e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), manifestou-se publicamente em defesa da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante uma manifestação na Avenida Paulista na semana passada, Coelho pediu “anistia aos presos políticos” do 8 de janeiro de 2023 e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Coelho afirmou: “Retornando aqui para Brasília, depois da manifestação em São Paulo, na Avenida Paulista. Faremos outras. É [a favor da] anistia aos presos políticos, inclusive a Bolsonaro. Fora Alexandre de Moraes, e contagem pública de votos.”
Sebastião Coelho deixou seu cargo no TJDFT e renunciou à função de vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) em setembro de 2022, após criticar o ministro Alexandre de Moraes.
Em novembro do mesmo ano, Coelho declarou que “a solução será prender Alexandre de Moraes” por considerar que o ministro cometeu crimes ao tomar decisões no âmbito do Inquérito das Fake News e em relação às manifestações contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República.