Negacionismo? Nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu os atletas brasileiros que participarão das Olimpíadas de Paris em 2024. Em seu discurso, lembrou de eventos esportivos que o Brasil sediou, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e defendeu que não há provas de corrupção nas obras realizadas para esses torneios.
Os estádios, arenas esportivas e infraestruturas necessárias foram construídos para os eventos mencionados, mas muitas dessas obras enfrentaram processos na Justiça devido a denúncias de corrupção envolvendo o poder público e as empreiteiras.
Ao se dirigir aos atletas, o mandatário disse se emocionar ao recordar a escolha do Brasil como sede desses eventos internacionais, realizada, segundo ele, em um período turbulento da política nacional.
“Eu lembro da quantidade de denúncia de corrupção na Copa do Mundo. Eu lembro da quantidade de denúncia de corrupção sem ninguém nunca provar. Nunca se provou que houve corrupção nos estádios brasileiros. Nunca se provou que houve corrupção em qualquer esporte olímpico do Brasil. Nunca. Mas era o que a gente ouvia todo santo dia”, disse o petista.
A Copa do Mundo de 2014 ocorreu durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, do mesmo partido de Lula. Naquele ano, iniciou-se a Operação Lava Jato, que investigou suspeitas de corrupção em várias obras do governo federal, incluindo a construção dos estádios da Copa do Mundo.
A Lava Jato também investigou a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016, que aconteceram sob a presidência de Michel Temer, em meio ao processo de impeachment de Dilma. Lula mencionou sua frustração por não ter sido convidado para a abertura dos Jogos Olímpicos.