Os Estados Unidos e a Alemanha anunciaram nesta quarta-feira (10) um acordo para iniciar o posicionamento de armas de longo alcance na Alemanha a partir de 2026, como parte de um compromisso reforçado com a defesa da Otan e da Europa.
O plano inclui a instalação de mísseis de cruzeiro SM-6 Tomahawk e armas hipersônicas em desenvolvimento, que têm maior alcance em comparação com as armas atualmente posicionadas na região, conforme comunicado conjunto dos países.
Anteriormente, mísseis terrestres com alcance superior a 500 quilômetros foram proibidos pelo Tratado de Forças Nucleares de Alcance-Intermediário, assinado por Mikhail Gorbachev e o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan em 1987.
Oacordo histórico foi o primeiro a reduzir arsenais nucleares e eliminar uma categoria inteira de armas, levando à destruição de mísseis na Alemanha, Hungria, Polônia, República Tcheca, Eslováquia e Bulgária nos anos 1990.
Os Estados Unidos saíram do Tratado em 2019, acusando a Rússia de violações, especialmente com o desenvolvimento do míssil de cruzeiro 9M729, conhecido na Otan como SSC-8.
O Kremlin negou repetidamente as acusações e posteriormente impôs uma moratória ao desenvolvimento de mísseis terrestres e de cruzeiro dentro do alcance proibido pelo Tratado, entre 500 e 5.500 km.