O Partido Novo oficializou, nesta sexta-feira (5), o convite ao deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) para que ele retorne ao partido e concorra ao Senado Federal nas eleições de 2026.
Insatisfeito no PL, Salles discutirá o assunto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, em seguida, conversará também com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em Brasília (DF).
Em junho, Valdemar anunciou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) será o candidato ao Senado pelo PL em 2026. A estratégia é que Salles e o filho do ex-presidente formem uma “dobradinha” da direita bolsonarista na próxima eleição, quando cada estado poderá eleger dois senadores.
Ricardo Salles foi filiado ao Novo até 2020, quando foi expulso em maio daquele ano, sob a liderança de João Amoêdo, que foi suspenso em 2022 após apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Hoje o Novo está sob outro comando.
Para se filiar ao Novo, Ricardo Salles precisará esperar a abertura da janela de trocas partidárias para deputados em 2026. Se desejar migrar antes, precisará de uma carta de anuência do PL. Neste ano, Salles já tentou obter essa carta para concorrer à Prefeitura de São Paulo por outro partido, mas não teve sucesso.